No meio da correria do ambiente hospitalar, pare por alguns minutos para cuidar do corpo tem feito diferença na vida de quem trabalha no Hospital Municipal Santa Isabel, em João Pessoa. A ginástica laboral, realizada durante o expediente, vem ajudando a lidar melhor com o cansaço, as dores e até limitações que antes das deficiências permanentes.

A ginástica laboral consiste na prática de exercícios físicos de curta duração durante uma jornada de trabalho. Os exercícios são simples, de respiração, alongamentos, reeducação postural, bem como controle e compreensão corporal.



A coordenadora de fisioterapia, Isabella Cristina Jorge, explica que a prática é simples, mas traz resultados importantes. “São exercícios, mas que ajudam a reduzir dores musculares, lesões e melhorar a postura. Isso impacta diretamente na disposição e até na forma como esses profissionais atendem os pacientes”, destacou.
As atividades são conduzidas pela fisioterapeuta Rayssa Falcão e já apresentam resultados positivos entre os funcionários. É o caso de dona Maria José da Silva Severo, do setor de lavanderia, que relata mudanças significativas após a participação da ginástica laboral. “Eu não consigo subir em nada mais alto, nem me curvar, agora já me consigo abaixar até o chão”, contornou.
A iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde do trabalhador no ambiente hospitalar, refletindo diretamente na qualidade de vida dos profissionais e no atendimento prestado à população.