Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Líder do Governo defende parcerias público-privadas

O vereador Odon Bezerra (PSB), líder do governo na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), defendeu o êxito de parcerias público-privadas, a exemplo do sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como ‘Zona Azul’, e do recadastramento nos cemitérios da Capital. Ele avaliou que adaptações podem ocorrer, ao observar o andamento das implementações, e que isso é um processo natural.

De acordo com Odon, o sistema da Zona Azul passou por um hiato, motivado por imbróglios jurídicos, mas a reimplantação foi um clamor da população que foi atendido. Ele relatou que uma das queixas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) era de que os moradores de alguns bairros não iam ao Centro por falta de vagas para estacionamento, uma vez que alguns veículos passavam dias inteiros ocupando esses espaços. A facilidade para encontrar vagas e a rotatividade foram benefícios citados pelo parlamentar, que afirmou que o tempo e o valor cobrado podem ser reavaliados: “Vamos moldar à realidade de João Pessoa, do cidadão”.

Quanto à responsabilização nos casos em que algum carro for danificado, estando na Zona Azul, Odon Bezerra explicou: “A jurisprudência é pacífica. Há uma responsabilidade objetiva do Estado. Se não tiver seguro, é a Prefeitura que é responsável. Então, tem que se fazer um contrato de seguro para que a empresa possa cobrir eventuais danos a esses veículos”. Sobre a substituição dos ‘flanelinhas’ por máquinas, ele ponderou a importância de observar o lado social, e disse que abordará o assunto com o superintendente de mobilidade urbana, Marcílio do HBE.

A respeito do recadastramento nos cemitérios, o líder da situação relatou que os atendimentos têm sido feitos com tranquilidade e que já estão na segunda chamada. “Aquele local precisa fazer esse recadastramento. Tudo o que sai da rotina, logicamente, causa um tumulto, sejam os cemitérios ou a Zona Azul”, concluiu.

Guguinha Moov Jampa (PSD) salientou que o tema é complexo e os resultados da execução precisam ser avaliados: “Precisamos realmente debater, escutar os comerciantes também. O que eu escutava era que não se tinha vaga para estacionar. Então, temos que ver o que está acontecendo, saber o motivo de vermos vagas disponíveis”.

Líder da oposição, Milanez Neto (MDB) destacou que é necessária uma reestruturação para adequar a Zona Sul à realidade do pessoense. Sobre a responsabilização no caso de danos a um veículo, ele disse: “Se eu não condicionar a empresa, vou colocar a Prefeitura para pagar o seguro do carro? Que empresa dos deuses é essa? Vamos aperfeiçoar o tema, pois, do jeito que está posto, neste momento, está prejudicando o cidadão”.

Odon esclareceu: “Falei da responsabilidade objetiva do Estado. Isso é para tranquilizar o cidadão. Os anos vividos de hiato transformaram, sim, essa discussão, mas creio que vamos amadurecer essas questões aqui”.

[the_ad_placement id="lc-728x90-premium"]